EAD – Colégio Ouro Preto
Entrar
Entrar
Resetar senha
  • Home
  • Cursos
  • Ajuda
Aberto
Formação de Professores para Educação Inclusiva
Quelen Silveira Coden
50

Descrição

  • Sobre a Formação
  • Módulo 1
  • Módulo 2
  • Módulo 3
  • Módulo 4

A Formação de Professores para Educação Inclusiva aborda os 4 assuntos descritos abaixo:

    • O módulo 1 visa apresentar temas importantes para a educação de pessoas surdas, sejam elas usuárias de Libras ou não.
    • O módulo 2 fala sobre o Transtorno do Espectro Autista, características, comorbidades, legislação e inclusão escolar.
    • O módulo 3 visa apresentar temas para a educação de pessoas com deficiência visual, sejam cegas ou com baixa visão.
    • O módulo 4 visa apresentar temas para a educação de pessoas com deficiência intelectual.

Deficiência Auditiva/ Surdez – Professora Me. Patrícia Paula Schelp

Graduada em Licenciatura em Pedagogia, habilitação em Pedagogo de sala de aula: Magistério da Educação Infantil e Séries Iniciais, pela UNIJUÍ (2002). Formação em Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela UFSM (2006). Mestre em Educação nas Ciências – UNIJUI (2008). Experiência na área de educação de surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Brasileira de Sinais, alfabetização e letramento, formação docente e inclusão de pessoas surdas.
Currículo Detalhado    Currículo no Lattes







Transtorno do Espectro Autista – Professora Eliane Bianchin Pereira
Formada em Educação Especial pela UFSM, aluna do Curso do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional CEGE da UFSM. Integrante do grupo de pesquisa “Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Psicanálise”, onde pesquisa sobre Educação Especial, Inclusão Educacional e Práticas Escolares.
Currículo Detalhado    Currículo no Lattes
Prof. Daniela Durigon Almeida.
Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria, aluna do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional no curso de Especialização em Gestão Educacional – CEGE da Universidade Federal de Santa Maria.
Currículo Detalhado    Currículo no Lattes
Prof. Me. Marlon de Campos Mateus
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Mestre em Educação pela UFPR (2016), dedica-se em pesquisas em educação e tecnologia e processos de diferenciação e flexibilização curricular. Currículo no Lattes
Deficiência Visual – Professora Me. Quelen Silveira Coden

Graduada em Educação Especial – Habilitação em Deficiência Mental – Licenciatura plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Especialista em Psicologia do trabalho pela Universidade Federal do Paraná (2005). Especialista em Psicomotricidade pelo Instituto Brasileiro de Pós-graduação (2006). Mestre em Educação pela UFPR (2018). Doutoranda em Educação pela UFPR.
Currículo Detalhado    Currículo no Lattes

Deficiência Intelectual – Professora Francéli Brizolla

Sou educadora, licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e realizei Mestrado e Doutorado em Educação (2000 e 2007, respectivamente) – área de política e gestão da educação – no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-RS).
Currículo Detalhado    Currículo no Lattes


Estudantes

Aulas e conteúdos extras

Módulo I – Deficiência Auditiva/Surdez – Aula 1 – Introdução ao Estudo da Surdez

Módulo I – Deficiência Auditiva/Surdez – Aula 1- Material Extra

Módulo I – Deficiência Auditiva/Surdez – Aula 2 – Diagnóstico da Surdez

Módulo I – Deficiência Auditiva/Surdez – Aula 2 – Material Extra

Módulo I – Deficiência Auditiva/Surdez – Aula 3 – Visões sobre a Surdez

Módulo I – Deficiência Auditiva/Surdez – Aula 3 – Material Extra

Módulo I – Deficiência Auditiva/Surdez – Aula 4 – Educação Inclusiva e Surdez

Módulo I – Deficiência Auditiva/Surdez – Aula 4 – Material Extra

Módulo I – Deficiência Auditiva/Surdez – Aula 5 – Atendimento Educacional Especializado e Surdez

Módulo I – Deficiência Auditiva/Surdez – Aula 5 – Material Extra

Módulo I – Deficiência Auditiva/Surdez – Prova Final

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 1 – Histórico

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 1 – Material Extra

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 2 – Espectro e Classificação

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 2 – Material Extra

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 3 – Signos do Autismo

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 3 – Material Extra

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 4 – Políticas Públicas para a Educação Inclusiva

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 4 – Material Extra

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 5 – Autismo e Educação

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 5 – Material Extra

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 6 – Princípios Orientadores de Práticas Inclusivas

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 6 – Material Extra

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 7 – Eixos Teóricos da Metodologia do Estudo de Caso na Escola

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 7 – Material Extra

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 8 – Estratégias de Ação para Práticas Inclusivas

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 8 – Material Extra

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 9 – Plano de Atendimento Individual

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 9 – Material Extra

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Prova Final

Módulo III – Deficiência Visual – Aula 1 – Introdução ao Estudo da Deficiência Visual

Módulo III – Deficiência Visual – Aula 1 – Material Extra

Módulo III – Deficiência Visual – Aula 2 – Pessoa com Deficiência Visual e Autonomia

Módulo III – Deficiência Visual – Aula 2 – Material Extra

Módulo III – Deficiência Visual – Aula 3 – Pessoa com Deficiência Visual e Inclusão

Módulo III – Deficiência Visual – Aula 3 – Material Extra

Módulo III – Deficiência Visual – Aula 4 – Processo de Aprendizagem e o Contexto da Sala de Aula

Módulo III – Deficiência Visual – Aula 4 – Material Extra

Módulo III – Deficiência Visual – Aula 5 – Processo de Aprendizagem e o Contexto da Sala de Recursos

Módulo III – Deficiência Visual – Aula 5 – Material Extra

Módulo III – Deficiência Visual – Prova Final

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 1 – Aprendendo com a história

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 1 – Material Extra

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 2 – Conhecendo para compreender: deficiência intelectual x deficiência mental

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 2 – Material Extra

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 3 – Evolução terminológica contemporânea e referência para avaliação da Deficiência Intelectual

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 3 – Material Extra

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 4 – A compreensão da Deficiência Intelectual pelo viés da abordagem teórico-cultural

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 4 – Material Extra

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 5 – Aspectos do funcionamento intelectual e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 5 – Material Extra

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 6 – Princípios para a Prática Pedagógica de Atenção às Diferenças

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 6 – Material Extra

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 7 – Palavras iniciais sobre a inclusão escolar e a Deficiência Intelectual

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 7 – Material Extra

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 8 – Organização e dinâmica curricular na inclusão escolar

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 8 – Material Extra

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Prova Final

Visão geral do Fórum do Curso

  • Alfabetização
  • comunicação com criança com deficiência auditiva
  • Atendimento individualizado
  • Atendimento individualizado
  • Comentario
  • Comentários
  • O que fazer?

Clique em Faça um curso para ver este conteúdo

Cursos Relacionados

Aberto
Formação de Professores para Educação Inclusiva
Quelen Silveira Coden
50
Todos os Direitos Reservados © 2009-2017 A tecnologia ao alcance de todos por um mundo melhor. ITI.
  • Home
  • Cursos
  • Ajuda