EAD – Colégio Ouro Preto
Entrar
Entrar
Resetar senha
  • Home
  • Cursos
  • Ajuda
Aberto
Formação de Professores para Educação Inclusiva
Quelen Silveira Coden
50

Descrição

  • Sobre a Formação
  • Módulo 1
  • Módulo 2
  • Módulo 3
  • Módulo 4

A Formação de Professores para Educação Inclusiva aborda os 4 assuntos descritos abaixo:

    • O módulo 1 visa apresentar temas importantes para a educação de pessoas surdas, sejam elas usuárias de Libras ou não.
    • O módulo 2 fala sobre o Transtorno do Espectro Autista, características, comorbidades, legislação e inclusão escolar.
    • O módulo 3 visa apresentar temas para a educação de pessoas com deficiência visual, sejam cegas ou com baixa visão.
    • O módulo 4 visa apresentar temas para a educação de pessoas com deficiência intelectual.

Deficiência Auditiva/ Surdez – Professora Me. Patrícia Paula Schelp

Graduada em Licenciatura em Pedagogia, habilitação em Pedagogo de sala de aula: Magistério da Educação Infantil e Séries Iniciais, pela UNIJUÍ (2002). Formação em Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela UFSM (2006). Mestre em Educação nas Ciências – UNIJUI (2008). Experiência na área de educação de surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Brasileira de Sinais, alfabetização e letramento, formação docente e inclusão de pessoas surdas.
Currículo Detalhado    Currículo no Lattes







Transtorno do Espectro Autista – Professora Eliane Bianchin Pereira
Formada em Educação Especial pela UFSM, aluna do Curso do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional CEGE da UFSM. Integrante do grupo de pesquisa “Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Psicanálise”, onde pesquisa sobre Educação Especial, Inclusão Educacional e Práticas Escolares.
Currículo Detalhado    Currículo no Lattes
Prof. Daniela Durigon Almeida.
Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria, aluna do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional no curso de Especialização em Gestão Educacional – CEGE da Universidade Federal de Santa Maria.
Currículo Detalhado    Currículo no Lattes
Prof. Me. Marlon de Campos Mateus
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Mestre em Educação pela UFPR (2016), dedica-se em pesquisas em educação e tecnologia e processos de diferenciação e flexibilização curricular. Currículo no Lattes
Deficiência Visual – Professora Me. Quelen Silveira Coden

Graduada em Educação Especial – Habilitação em Deficiência Mental – Licenciatura plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Especialista em Psicologia do trabalho pela Universidade Federal do Paraná (2005). Especialista em Psicomotricidade pelo Instituto Brasileiro de Pós-graduação (2006). Mestre em Educação pela UFPR (2018). Doutoranda em Educação pela UFPR.
Currículo Detalhado    Currículo no Lattes

Deficiência Intelectual – Professora Francéli Brizolla

Sou educadora, licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e realizei Mestrado e Doutorado em Educação (2000 e 2007, respectivamente) – área de política e gestão da educação – no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-RS).
Currículo Detalhado    Currículo no Lattes


Estudantes

Aulas e conteúdos extras

Módulo I – Deficiência Auditiva/Surdez – Aula 1 – Introdução ao Estudo da Surdez

Módulo I – Deficiência Auditiva/Surdez – Aula 1- Material Extra

Módulo I – Deficiência Auditiva/Surdez – Aula 2 – Diagnóstico da Surdez

Módulo I – Deficiência Auditiva/Surdez – Aula 2 – Material Extra

Módulo I – Deficiência Auditiva/Surdez – Aula 3 – Visões sobre a Surdez

Módulo I – Deficiência Auditiva/Surdez – Aula 3 – Material Extra

Módulo I – Deficiência Auditiva/Surdez – Aula 4 – Educação Inclusiva e Surdez

Módulo I – Deficiência Auditiva/Surdez – Aula 4 – Material Extra

Módulo I – Deficiência Auditiva/Surdez – Aula 5 – Atendimento Educacional Especializado e Surdez

Módulo I – Deficiência Auditiva/Surdez – Aula 5 – Material Extra

Módulo I – Deficiência Auditiva/Surdez – Prova Final

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 1 – Histórico

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 1 – Material Extra

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 2 – Espectro e Classificação

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 2 – Material Extra

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 3 – Signos do Autismo

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 3 – Material Extra

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 4 – Políticas Públicas para a Educação Inclusiva

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 4 – Material Extra

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 5 – Autismo e Educação

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 5 – Material Extra

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 6 – Princípios Orientadores de Práticas Inclusivas

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 6 – Material Extra

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 7 – Eixos Teóricos da Metodologia do Estudo de Caso na Escola

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 7 – Material Extra

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 8 – Estratégias de Ação para Práticas Inclusivas

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 8 – Material Extra

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 9 – Plano de Atendimento Individual

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Aula 9 – Material Extra

Módulo II – Transtorno do Espectro Autista – Prova Final

Módulo III – Deficiência Visual – Aula 1 – Introdução ao Estudo da Deficiência Visual

Módulo III – Deficiência Visual – Aula 1 – Material Extra

Módulo III – Deficiência Visual – Aula 2 – Pessoa com Deficiência Visual e Autonomia

Módulo III – Deficiência Visual – Aula 2 – Material Extra

Módulo III – Deficiência Visual – Aula 3 – Pessoa com Deficiência Visual e Inclusão

Módulo III – Deficiência Visual – Aula 3 – Material Extra

Módulo III – Deficiência Visual – Aula 4 – Processo de Aprendizagem e o Contexto da Sala de Aula

Módulo III – Deficiência Visual – Aula 4 – Material Extra

Módulo III – Deficiência Visual – Aula 5 – Processo de Aprendizagem e o Contexto da Sala de Recursos

Módulo III – Deficiência Visual – Aula 5 – Material Extra

Módulo III – Deficiência Visual – Prova Final

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 1 – Aprendendo com a história

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 1 – Material Extra

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 2 – Conhecendo para compreender: deficiência intelectual x deficiência mental

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 2 – Material Extra

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 3 – Evolução terminológica contemporânea e referência para avaliação da Deficiência Intelectual

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 3 – Material Extra

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 4 – A compreensão da Deficiência Intelectual pelo viés da abordagem teórico-cultural

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 4 – Material Extra

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 5 – Aspectos do funcionamento intelectual e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 5 – Material Extra

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 6 – Princípios para a Prática Pedagógica de Atenção às Diferenças

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 6 – Material Extra

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 7 – Palavras iniciais sobre a inclusão escolar e a Deficiência Intelectual

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 7 – Material Extra

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 8 – Organização e dinâmica curricular na inclusão escolar

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Aula 8 – Material Extra

Módulo IV – Deficiência Intelectual – Prova Final

Visão geral do Fórum do Curso

  • Avaliação confusa
  • Avliação
  • teste da orelhinha
  • Alfabetização
  • Teste da orelhinha
  • Erro no acesso ao link.
  • comunicação com criança com deficiência auditiva

Clique em Faça um curso para ver este conteúdo

Cursos Relacionados

Aberto
Formação de Professores para Educação Inclusiva
Quelen Silveira Coden
50
Todos os Direitos Reservados © 2009-2017 A tecnologia ao alcance de todos por um mundo melhor. ITI.
  • Home
  • Cursos
  • Ajuda